One Sustainable Ocean – um grande sucesso para monetizar o Mar Sustentável!

Este título podia resumir tudo o que aconteceu no One Sustainable Ocean.
Mas são precisas mais palavras. Muitas mais.

Durante 5 dias, a pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, recebeu acima de 7.200 visitantes únicos interessados em acompanhar ao vivo as inúmeras iniciativas promovidas pelo Fórum Oceano – Cluster da Economia do Mar.

 

One Sustainable Ocean em 120 segundos! Carregue na imagem e veja o vídeo

 

O “One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea” foi uma iniciativa conjunta realizada pelo Fórum Oceano, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade de Lisboa e várias outras entidades
Contou ainda com o apoio do Pingo Doce através da iniciativa “Amar o Mar”, com o apoio da The Reef Company e a produção da Best Emotions e Hipnose.

Realizado no âmbito da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) que decorreu no Altice Arena, o One Sustainable Ocean (OSO), foi designado como “umbrella event” oficial da UNOC 2022 e teve o privilégio de ser o anfitrião das mais importantes conferências, discursos, personalidades, empresas e entidades inteiramente dedicadas ao debate e conhecimento sobre os negócios no mar sustentável, futuro dos oceanos, economia circular e inovação.

 

 

Levantar de âncora bem-sucedido

A chegada ao recinto não deixava margem para dúvidas: estávamos perante uma iniciativa de grandes dimensões programada para acolher milhares de visitantes durante 5 dias repletos das iniciativas mais variadas.

Para tal, o One Sustainable Ocean (OSO) contou com 3 auditórios – Ocean Stage, Wave Stage e River Stage – que serviram de palco para 70 conferências (recorde a agenda aqui).

 

 

A arte também marcou presença através da inigualável exposição Fragile Beauty, inteiramente fotografada pelo Príncipe Hussain Aga Khan com o intuito de promover, através do poder da fotografia, a consciencialização das causas ambientais e financiar algumas das melhores instituições de caridade da vida selvagem do mundo para determinadas espécies e ecossistemas de interesse.

 

 

O espaço National Geographic serviu para receber as mais variadas entidades e reuniões de networking ao mesmo tempo que se apreciava a exibição Pristine Seas, cuja missão é explorar e proteger os últimos lugares selvagens do oceano.

Convém salientar que este projeto já realizou 30 expedições científicas e reuniu líderes mundiais para inspirar a criação de 22 reservas marinhas que protegem mais de cinco milhões de quilómetros quadrados.

 

 

O presidente de Angola, João Lourenço, também fez questão de marcar presença no One Sustainable Ocean ao visitar o Pavilhão Social sobre os Oceanos e Educação Ambiental de Angola, uma infraestrutura criada numa perspectiva multimodal para momentos de interação, apresentações orais, debates e exposição de portfólio oceanográfico angolano, por via de painéis informativos, digitais e não digitais.

 

 

Através do programa “Amar o Mar” que pretende sensibilizar e alertar para a necessidade da preservação dos rios, mares, oceanos e toda a biodiversidade que neles habita, o Pingo Doce realizou showcookings de cozinha portuguesa sustentável, com a presença do Chef Executivo do Pingo Doce, Gonçalo Costa.

O Pingo Doce promoveu ainda três conferências: no dia 28 de junho, André Paiva, fundador da Eco Water, explicou tudo sobre o serviço de reenchimento de água exclusivo do Pingo Doce, como solução sustentável de consumo de água; Pedro Encarnação, diretor de Aquacultura da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, abordou o tema da necessidade de desenvolver uma aquacultura responsável e sustentável e, no último dia do evento, Ana Rovisco, Head of ESG Relations – Environment do Grupo Jerónimo Martins, falou sobre o papel do retalho alimentar na promoção da sustentabilidade do oceano.

 

 

Junto ao rio, e uma vez que os dias estiveram realmente apetecíveis para momentos de esplanada, o The Reef Company River Lounge foi um dos locais privilegiados para relaxar ou fortalecer parcerias através de produtivos momentos de networking potenciados pela vista incrível e bons ventos de mudança.

E foram inúmeros os acordos estabelecidos e brindados com uma Ocean Beer gelada na mão, a bebida oficial do OSO, sustentável e comprometida em dedicar 100% dos lucros a iniciativas dedicadas à restauração e proteção do oceano.

Mergulhar de cabeça na Economia Azul

Um dos momentos altos do One Sustainable Ocean decorreu logo no primeiro dia com a assinatura de vários MoU (Memorandum of Understanding) que depositam total confiança no papel do Fórum Oceano como ator principal para levar a bom porto as mais diversas iniciativas ESG da Economia Azul.

A destacar:

– MoU entre Fórum Oceano e BlueTech Cluster Alliance (BTCA)
A BTCA é uma rede de 10 clusters de economia azul que – juntos – representam 5.000 empresas na área da economia azul, cujo volume de negócios equivale a 20% do PIB de Portugal. Os cluster são: Fórum Oceano (Portugal); Plocan (Espanha); GCE Ocean Tech (Noruega); Pole Mer Bretagne (França); Pole Mer Mediterranée (França), IMDO (Irlanda), MSE International (Reino Unido); Cornwall Marine Network (Reino Unido); TMA Bluetech (EUA) e  Ocean Advance (Canadá).

– MoU entre Fórum Oceano e Platform Zero
A assinatura deste MoU estipula o primeiro passo para a criação de um hub de aceleração para tecnologia marítima limpa e navegação em Lisboa.

– MoU entre Fórum Oceano e Mar-i
Este MoU estabelece e formaliza o apoio do Fórum Oceano ao processo de investimento em Portugal da empresa Mar-i, para atividades de economia azul em offshore.

– MoU entre Fórum Oceano e The Reef Company
A assinatura deste MoU determina e efetua a parceria para o lançamento da segunda geração do Bluetech Accelerator Program.

Ilustres visitantes a bordo do OSO

Ao longo dos 5 dias, o One Sustainable Ocean teve a honra e o privilégio de receber os mais distintos convidados, tais como o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva; Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas; Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa; Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque; assim como o Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid; Príncipe Hussain Aga Khan ou Peter Thomson, enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos. Veja mais AQUI

Peter Thomson fez um poderoso discurso no Ocean Stage em torno da comunidade empresarial para uma Economia Azul Sustentável e onde falou das grandes expectativas relativamente à BlueTech Cluster Alliance, agora sediada em Portugal pelo Fórum Oceano, como uma força de mudança eficaz para a Economia do Mar.

 

Agora, há mar e mar, há ir e… repetir!

Após esta bem-sucedida navegação, temos uma certeza à vista: juntos somos mais fortes e vamos conseguir promover e fortalecer uma Economia Azul que monetize o Oceano através da sustentabilidade!

A equipa do Fórum Oceano agradece a todos por terem contribuído para esta grande aventura que foi o “One Sustainable Ocean | Ocean Science & Business2Sea”.