O Caminho faz-se navegando!

O projeto CAMINHO MARÍTIMO DE SANTIAGO EM PORTUGAL pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no ano 40 do primeiro milénio transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa na Palestina até Campus Stella na Galiza.

O Fórum Oceano e a UPSTREAM Portugal lideram a iniciativa, estabelecendo uma parceria que concretiza aquela intenção através de um projeto mobilizador que promove o Turismo Náutico e a Rede de Estações Náuticas de forma inovadora e sustentável, e que contribui para a diversificação da oferta turística, para a redução da sazonalidade, para a qualificação dos serviços e das infraestruturas e para a coesão territorial e desenvolvimento de parcerias transfronteiriças, em total sintonia com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.

Este projeto visa também contribuir para incentivar o desenvolvimento de outros similares, de âmbito ibérico e mediterrânico, nomeadamente aquele que, com dimensão universal, possa instituir um Itinerário Cultural que recrie a globalidade da rota marítima associada ao mito da viagem marítima do corpo do Apóstolo Santiago.

Mapa

Mapa Caminho Marítimo de Santiago

Notícias

Apresentação oficial do primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”

Novo percurso, a realizar a vela, foi criado em parceria pela Upstream Portugal e pelo Fórum Oceano. Viagem inaugural arranca a 28 de maio. O Caminho náutico – composto por nove etapas, em Portugal – terá início em Vila Real de Santo António e o itinerário prevê paragens nos portos de Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e Viana do Castelo.

Caminho Marítimo de Santiago

“Caminho Marítimo de Santiago” recebe o alto patrocínio da Presidência da República

O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” acaba de receber o alto patrocínio da Presidência da República. Com um total de 500 milhas náuticas, o caminho que liga o porto de Vila Real de Santo António ao de Vila Garcia de Arousa, em Espanha será realizado por vela e convida os “viajantes nautas” a navegar entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago.

Vídeo Promocional