Caminho Marítimo de Santiago

“Caminho Marítimo de Santiago” recebe o alto patrocínio da Presidência da República

O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” acaba de receber o alto patrocínio da Presidência da República. Com um total de 500 milhas náuticas, o caminho que liga o porto de Vila Real de Santo António ao de Vila Garcia de Arousa, em Espanha será realizado por vela e convida os “viajantes nautas” a navegar entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago.

Mapa Caminho Marítimo de Santiago

Este projeto composto por 12 etapas, tem como objetivo recriar a deslocação da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo do Santo peregrino desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella na Galiza, sendo o único “Caminho de Santiago” por mar, com uma ligação histórica e mítica. 28 de maio, é o dia da inauguração desta viagem que irá partir em direção a Santiago de Compostela, em Espanha.

O projeto resulta da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e conta com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC). A viagem de inauguração do novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” vai contar com a presença de cerca de 20 embarcações de veleiros convidados, entre as quais a Caravela Vera Cruz, e com o apoio institucional da Marinha Portuguesa. O itinerário será realizado num total de 17 dias, sendo que a viagem deverá terminar a 13 de junho em Padrón, Espanha, tendo os “viajantes nautas” de completar o restante percurso a pé até Santiago de Compostela.

Será lançado em breve o programa de participação no cruzeiro inaugural para os viajantes sem embarcação que, também, terão a oportunidade de fazer parte desta experiência. Para este primeiro cruzeiro, esperam-se cerca de 150 participantes.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *