Estações Náuticas reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade na BTL
As Estações Náuticas de Portugal (ENP) marcam, uma vez mais, presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), propondo-se a reforçar a divulgação da sua atividade turística já muito bem disseminada por todo o país. Com 29 estações náuticas já certificadas e mais de uma dezena de outras a caminho da certificação até 2024, o objectivo passa por manter um trabalho contínuo de promoção do território e das suas especificidades, assim como do sector Náutico Português na sua totalidade – desde os destinos de costa aos territórios do interior, como rios, lagos e albufeiras de barragens.
Mas este ano o programa promete surpreender os visitantes e todo o sector: no dia 17 de março, o Fórum Oceano apresentará a Rota Nautical Portugal, que consiste em integrar nos stands das principais Regiões de Portugal, a oferta náutica das várias ENP que aí se localizarem. Mais do que pensar no trabalho do Fórum Oceano, o objectivo é aproveitar estes importantes momentos para dar palco às dezenas de operadores envolvidos nesta actividade e que, todos os dias, fazem com que a oferta seja única, completa e inspiradora para os seus visitantes.
Mas não ficamos por aqui, integrado também na Rota Nautical Portugal, e para além da divulgação das várias Estações Náuticas, um dos objetivos da Coordenação das mesmas, pela mão de António José Correia, é a de promover um dos grandes pilares do projeto: a Sustentabilidade. Por isso, “é com um enorme orgulho que iremos realizar uma Sessão Nacional com a participação da Dra. Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial e da Engª Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, com o propósito de demarcar o reforço do nosso compromisso com o futuro da economia, e consequentemente, do turismo sustentável”.
Definitivamente alinhados com o Plano Turismo + Sustentável 20-23, numa forma positiva de corresponder a este novo paradigma, a Sessão Nacional irá decorrer a dia 17 de março entre as 18h00 e as 19h00, também com o intuito de apresentar as bases da “Carta Compromisso para a Sustentabilidade” a celebrar, entre o Fórum Oceano e as ENP que integram a Rede. E mais: posteriormente, assistiremos à Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Fórum Oceano e a Biosphere Portugal, com o prossuposto de apoiar as Estações Náuticas na sua afirmação como ofertas sustentáveis, através da atribuição do Certificado Biosphere Sustainable Lifestyle às mesmas. Para António José Correia: “este momento pretende dar início a um plano de trabalho integrado quanto à inovação, ao desenvolvimento de economias verdes, inclusivas e com baixas emissões, assim como contribuir para a proteção da criatividade cultural, a diversidade e o bem-estar humano e dos ecossistemas em Portugal.”
A Sessão Nacional inclui a apresentação oficial do “Caminho Marítimo de Santiago”, o primeiro caminho marítimo e que integrará o “Caminho Português de Santiago”. A recuperação do Itinerário – realizado à Época –, marca uma parte da nossa história marítima, agora recordada e recuperada pela UpStream Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.
A encerrar, em cerimónia pública de certificação, celebraremos a entrada na Rede de mais 4 EN – Lagos, Macedo de Cavaleiros, Vila Verde e Alijó -, tendo como “testemunha” o pescado português, numa degustação promovida pela Docapesca, SA.
Conheça o programa abaixo:
ROTA “NAUTICAL PORTUGAL”
Sessão Nacional
18h00 – 19h – Stand “CENTRO DE PORTUGAL”
Programa:
- Boas-Vindas e Abertura:
- Pedro Machado, Presidente da ERT Centro de Portugal
- António Nogueira Leite, Presidente da Direção da Fórum Oceano
- Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo (por mensagem vídeo)
- Apresentação da Rede “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL “
- Compromisso Sustentável:
- Alinhamento da Rede das ENP com o Plano Turismo + Sustentável 20-23
- Apresentação das bases da “Carta Compromisso para a Sustentabilidade” a celebrar entre a Fórum Oceano e as ENP que integram a Rede
- Cooperação entre a Fórum Oceano e a Biosphere Portugal:
- Assinatura de Protocolo e apresentação do Plano de Trabalho
- Apresentação do “Caminho Marítimo de Santiago”, a integrar no “Caminho Português de Santiago”
- Cerimónia pública de Certificação de novas ENP: Lagos, Macedo de Cavaleiros, Vila Verde e Alijó
- Encerramento: Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial
- Ação de promoção do pescado das Lotas Portuguesas pela DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!