CONSÓRCIO LIDERADO PELA FÓRUM OCEANO QUER ATRAIR JOVENS PORTUGUESES PARA CARREIRAS LIGADAS AO MAR

Projeto “O Oceano do [meu] futuro” é promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português. FCUL, Colégio Valsassina, MARE StartUp, MARE e Cluster Norueguês GCE Ocean Technology integram parceria. 

Esta quarta-feira, dia 20 de outubro, pelas 12h00 horas, no Colégio Valsassina, será apresentado o projeto “O Oceano do [meu] futuro”, financiado pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants* Portugal.

Este projeto, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português pretende sensibilizar alunos do ensino secundário, em particular do 12º ano, para os diferentes setores da Economia Azul, estimulando o interesse pelas carreiras ligadas ao Mar. Profissionais qualificados nestas áreas são fundamentais para que seja construído um caminho sólido na utilização eficiente e sustentável dos recursos marinhos, garantido o futuro do Planeta e do Oceano, e respondendo aos desafios da digitalização, descarbonização e circularidade.

As atividades a desenvolver no âmbito do projeto promoverão o empreendedorismo azul, divulgarão oportunidades de emprego e de negócio que poderão surgir no futuro na área do Mar, e oferecerão formação aos professores para que possam dinamizar estes temas junto dos alunos e apoiá-los no desenvolvimento dos seus projetos finais.

Os alunos e professores participantes contactarão com profissionais dos mais variados setores da economia azul e visitarão empresas e infraestruturas do setor.

O evento contará com a presença de Sandra Silva, Diretora de Serviços de Programação da DGPM, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul – EEA Grants 2014-2021, Ruben Eiras, Secretário-geral da Fórum Oceano, João Gomes, Colégio Valsassina, José Guerreiro, em representação da FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), da MARE StartUp e do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente).

*Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em